sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bonfim


Na ponta de Mont Serrat está localizado o "Fortim de São Filipe", erguido quando o limite norte da cidade de Salvador era a praia de Boa Viagem, lá pelos anos de 1580. Junto com os Fortes da Barra e de Além do Carmo, formavam o sistema de defesa da cidade de Salvador.



Já a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, localizada no alto da Colina Sagrada, foi erguido nos anos de  1750. A lavagem da Igreja teve início em 1773, quando os integrantes da "irmandade dos devotos leigos" obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim, no segundo domingo de janeiro, depois do Dia de Reis. Com o tempo, adeptos do candomblé passaram a identificar o Senhor do Bonfim com Oxalá. A Arquidiocese de Salvador, então, proibiu a lavagem na parte interna do templo e transferiu o ritual para as escadarias e o adro. Durante a tradicional lavagem as portas da Igreja permanecem fechadas durante a lavagem - as baianas despejam água nos degraus e no adro, ao som de toques e cânticos africanos. (Wikipedia)

Baixa dos Sapateiros - Igreja de Sant'anna


Da Baixa dos Sapateiros até a Igreja de Sant'anna
Você do Aquidabã, segue por baixo, pela direito, vai sair na Baixa dos Sapateiros, famosa Avenida José Joaquim Seabra, mais conhecida como JJ Seabra.


Várias bancas de camelôs, como essa, estão espalhadas pela avenida que abriga ainda o finado Cine Tupy.



Está lá em cartaz, todos os dias, dois filmes de sexo explicito, e pensar que a nata da sociedade soteropolitana já passou por ai.


Mas ainda restam alguns bonitos sobrados na avenida.



Do lado esquerdo, antes da ladeira de Sant'anna, está a Ladeira do Prata que encontra a Ladeira do Desterro lá por cima.



Subindo a Ladeira de Sant'anna temos a Igreja de mesmo nome. Ao fundo da Igreja, o Fórum Ruy Barbosa, a direita a Mouraria e um pouco mais à esquerda inicia o bairro d Nazaré.


Av. Anita Garibaldi


Vista de cima, da Rua Eduardo José dos Santos, a Av. Garibaldi é uma das mais bonitas e arborisadas de Salvador. De um lado mansões no Alto de Ondina, do outro a Federação.



Do lado da Federação, os telhados da UCSal, à esquerda.



Do lado direito, posto de gasolina, concessionária e altas casas luxuosas.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Orla da Cidade Baixa


É por isso que o decreto da Cidade Baixa é de desapropriação, já pensou uma vista dessas nas mãos das empreiteiras? Com o gabarito da orla permissivo como eles sempre quiseram e a PMS desapropriando tudo por um valor bem abaixo do que valem... 


Pode acreditar, tão bom quanto a praia do Porta da Barra. Podem pesquisar em qualquer análise de balneabilidade que as praias Canta Galo, Boa Viagem e Bogari estão, normalmente, próprias para banho.


Como esse lado da cidade é desprovido de cuidados por parte dos prestadores de serviços públicos municipais, a malha viária é defeituosa, a coleta de lixo é deficiente, os postos de saúde são de baixa qualidade assim como as escolas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Grafite no Grande Sertão

Grande Sertão, melhor lugar em Salvador para dançar um forrozinho e comer bem.
Cobra couvert artístico, tem buffet a quilo ou buffet livre, você escolhe.


Mais informações em www.grandesertao.com.br/




O reservado é bom, climatizado, sanfoneiro tocando, o povo se divertindo. Agora, não é programa para solteiros, a menos que você queira ser igual a um cara que frequenta lá, segurando uma rosa num copo d'agua e chamando o mulherio para dançar.

Praça Piedade - Antigo e Atual

Fonte: Wikipedia


A Praça da Piedade localiza-se no centro histórico da cidade do Salvador, estado da Bahia, no Brasil. A origem do nome se explica pelo seu uso. Era o local onde presos seriam executados, como foi o caso dos cabeças da Revolta dos Alfaiates, em 1799
Os condenados à forca eram levados a pé do Paço Municipal, onde ficava a cadeia, passavam pela rua Carlos Gomes até chegar à rua da Forca. Até hoje a rua que fica em frente à entrada principal da Piedade, guarda esse nome.

Servida pelas Avenidas 7 de Setembro e Joana Angélica, é um dos principais e mais antigos logradouros soteropolitanos, tomando o seu nome da bela e imponente catedral nela localizada, sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade. Além da belíssima Catedral de Nossa Senhora da Piedade, há também a Igreja de São Pedro.

Praça Castro Alves - Antigo e Atual

Fonte: Wikipedia


A estátua de Castro Alves foi fundida na oficina de Angelo Aureli, em São Paulo, chegando à Bahia, em dezembro de 1922.É um trabalho do escultor italiano Pasquale de Chirico e representa o poeta na atitude de fala ou está declamando, tendo a cabeça descoberta, fronte erguida, olhar perdido no infinito, chapéu mole de estudante à mão esquerda, braço direito estendido. Na manhã de 20 de junho de 1923, a estátua, me bronze do poeta, foi levantada até o topo da coluna que lhe serve de base.





O compositor e cantor Caetano Veloso, parafraseando o poeta homenageado, que recitara no seu poema O Povo ao Poder - "A praça! A praça é do povo/Como o céu é do condor" - imortalizou o logradouro na sua canção “Um Frevo Novo”, com os versos: "A Praça Castro Alves é do povo / Como o céu é do avião".[3]


A Praça é o ponto central do Carnaval de Salvador.[1] Ali, a partir da década de 1970, passou a acontecer, nas noites de terça-feira da folia (último dia de carnaval) o que veio a se tornar mais uma tradição do festejo: o "Encontro de Trios", onde vários trios elétricos e seus blocos se juntam para o encerramento da festa.[2]

Dique do Tororó - Antigo e Atual

Fonte: Wikipedia 


 O primitivo dique constituía-se em uma ampliação do dique de defesa da cidade alta, executada durante o governo do Vice-rei e Capitão General de Mar e Terra do Estado do Brasil, D. Vasco Fernandes César de Meneses (1720-1735), dentro do plano de fortificação de Salvador. Este projeto havia sido elaborado em 1714 pelo Capitão de Engenheiros francês Jean Massé, que após as invasões do Rio de Janeiro por corsários franceses em 1710 e em 1711, por determinação do rei João V de Portugal (1705-1750), "em 1712 passou com o posto de brigadeiro ao Brasil para examinar e reparar as fortificações daquele Estado." (SOUZA VITERBO, 1988:154).


À época do Brasil Colônia, o dique delimitava o limite norte da Cidade Alta de Salvador, então capital do Brasil.
Essa estrutura, com função defensiva, encontra-se relacionada por BARRETTO (1958), que reporta ter sido erguida pelos Governos Gerais, entre o final do século XVII e o meado do século XVIII, para defesa complementar dos limites de Salvador. 



As suas águas contornavam a cidade desde a altura do Forte do Barbalho até à do Forte de São Pedro; para a sua formação foram represadas as águas das nascentes do rio Urucaia (op. cit., p. 188).





O Dique do Tororó, comumente reduzido para Dique, é uma lagoa artificial localizada em Salvador, no estado da Bahia, no Brasil. É delimitada atualmente pelo bairro do Tororó em sua margem esquerda, pelo do Engenho Velho de Brotas em sua margem direita, ao Norte, pelo Estádio Octávio Mangabeira, conhecido por Fonte Nova, e, ao Sul, pelo bairro do Garcia. É margeada pelas avenidas Presidente Costa e Silva e Vasco da Gama - que ao Sul convergem para a avenida Centenário e o Vale dos Barris.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Shopping Iguatemi - Antigo e Atual


(Fonte:Wikipedia) Construído e inaugurado 1975 (sendo assim o segundo shopping do Brasil) pelo empresário Newton Rique, o Iguatemi fortaleceu a tendência dos shoppings como os grandes centros de compra como organizador do espaço urbano das cidades no Brasil agindo assim como um dos maiores transformadores da paisagem urbana de Salvador.
Os bairros do entorno se modernizaram e avenidas de tráfego intenso e grandes centros empresariais foram construidos nas proximidades. Cerca de mil operários e oito engenheiros trabalharam na construção do Iguatemi Salvador, que demorou 16 meses para ficar pronto.





(Fonte:Wikipedia) Entre tantas inovações, o Iguatemi trouxe o primeiro cinema em shopping da Bahia e a primeira área de fast-food e foi o primeiro a funcionar aos domingos. Na moda, colocou Salvador no calendário nacional através de desfiles que deram origem à Semana Iguatemi de Moda. Em 1998 foi inaugurado o maior complexo de cinemas da América Latina da época, o Multiplex Iguatemi com 12 salas.



Hoje mantém a praça em frente, onde arma sua árvores de Natal, e sofre com a concorrência de novos equipamentos como o Salvador e o Paralela.

Campo Grande - Antigo e Atual


Sua origem está relacionada com a chegada da família real a Salvador (1808). Diferentemente de bairros mais antigos, as casas eram construídas distantes dos lotes vizinhos e das vias públicas.



A praça do Campo Grande, antigamente denominada Campo de São Pedro, foi palco de aguerridos combates durante os eventos que precederam as lutas pela independência da Bahia, já em 1821. Ali está situado o forte de São Pedro, local disputado pelas vertentes em disputa nas tropas: brasileiros e portugueses.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Hoteis na rua Forte São Pedro


 Já estão à venda os pacotes para o carnaval 2011, casal tem desconto de 20%, quartos para 2, 3 ou 4 pessoas.  O Hotel Santiago se destaca pela sua privilegiada localização em relação ao circúito do carnaval: 50 metros dos camarotes oficiais do carnaval Bahiano e com apartamentos com visão ampla do circúito disponíveis para os hospedes com serviço de bar. (Fonte: http://www.hotelsantiago.com.br )


Pertinho do Hotel Santiago tem o Hotel Campo Grande, http://www.hotelcampogrande.com.br/ ,aqui também tem quartos para 2, 3 e 4 pessoas para o carnaval 2011.

Bairro do Garcia

Saindo da Garibalde, subindo à direita da rotatoria pelaRua Padre Domingos de Brito, vemos ao fundo o Colégio Antônio Vieira




Seguindo à esquerda pela rua Rua Prediliano Pitta, temos esse prédio amarelão.



Bem na esquina, pegando a Rua Leovigildo Filgueiras temos esse prédio antigo e bonito.


Roteiro Av. Sete de Setembro à Av. Joana Angélica



Uma vez no Lrg. do Campo Grande, em frente ao TCA, continue para R. Forte de São Pedro, vire à direita na Av. Sete de Setembro mais ou menos 600 m.



Em frente ao prédio da Secretaria de Segurança Pública, vire à esquerda para permanecer na Praça Piedade


Continue para Av. Joana Angélica



Vire à direita, no prédio da OAB, para permanecer na Av. Joana Angélica






quinta-feira, 6 de maio de 2010

Carga e Descarga


O documento determina que as operações de carga e descarga só poderão ser feitas nos períodos compreendidos entre 21h e 6h, das segundas às sextas-feiras, de 0h às 6h, nos sábados, e das 14 horas às 8 horas, entre os sábados e os domingos. Já na orla, nos dias de domingo e feriados, as operações de carga e descarga só poderão ocorrer entre 0h e 8h e das 16h às 24h. (Fonte: Bahia Notícias em 14.04.10)


Proibido carga e descarga durante o dia, em salvador?
Só no decreto do Prefeito pois na prática, qualquer hora é hora, qualquer lugar é lugar.
E não adianta dizer que a Transalvador não sabe pois as operações acontecem na frente dos agentes.



Ladeira dos Galés


Descendo a Ladeira dos Galés, em Brotas, para subir em direção a Nazaré, por aquela outra ladeira lá na frente. Esse prédio amarela da esquina é bonito e precisa ser preservado.


Fita Adesiva


Pode até não parecer mas o retrovisor dessa viatura da RONDESP está fixado com fita adesiva. Imagine só a situação, se um retrovisor está seguro por fita adesiva imagine as condições de trabalho dos policiais.

Taxieiro e não Taxista


Esse taxieiro por pouco não provoca um acidente ao pegar o viaduto em direção ao Dique do Tororó, se arrepender e resolver dar ré e seguir pela esquerda em direção à Av. Vasco da Gama.



Taxieiro sim, Taxista não, motorista profissional ou, mesmo que não seja de carreira, bom motorista nunca faria essa manobra.