(Fonte:Wikipedia) "柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa, fundado por Jigoro Kano em 1882. O Judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica.
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.
Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram os três seguintes:
* Princípio da Máxima Eficiência com o mínimo de esforço (Seiryoku Zen’Yo)
* Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei)
* Princípio da Suavidade, ou seja, o melhor uso de energia (Ju)
Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.
Jigoro Kano tentava dar maior expressão à lenda de origem do estilo Yoshin-Ryu (Escola do Coração de Salgueiro), que se baseava no princípio de "ceder para vencer", utilizando a não resistência para controlar, desequilibrar e vencer o adversário com o mínimo de esforço. "