quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Noiado Elétrico

Estava eu descendo a Av. Lafayete Coutinho, num engarrafamento daqueles quando passa por mim esse  motorista do Uno Verde ai. O cara com um som alto da porra, tocando aquele pagodão feladaputa, a placa do carro fazendo barulho e eu sem poder escutar o meu próprio som.



Incrível como não conheço ninguém que ouça som nessa altura e tenha dentro do carro a companhia de uma garota descente  você ja deve ter imaginado o que aconteceu.



Dentro de um carro em que o cara põe o pagodão feladaputa num altura da nisgraça só entram duas coisas, ou quenga ou marmanjo.
Deu no que deu, um zumbi completamente noiado, chupado pelas drogas, pensa que o carro é um trio elétrico e desce a contorno dançando o pagodão até a frente do MAM e quando o trânsito fluiu el ficou decepcionado.  
Cada uma que acontece.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Shopping Salvador Sul


Shopping Salvador Sul é um empreendimento consolidado nesta capital Baiana de forma bastante interessante, completamente aberto ao público e ao comerciante, basta chegar.
Todos os serviços estão lá presentes, tem delivery, tem parceria com instituições de ensino para visitação


Tem serviço de taxi, tem caminhão baú pra transporte de grandes volumes e aqui vai uma dica, na faixa de pedestre tem também uma grande  oferta de serviços.


Chegando no estacionamento temos o retrato da organização da nossa cidade, fila simples, dupla, tripla, mão, contra mão, estacionamento num sentido, no outro, transversal, perpendicular. Tudo isso bem pertinho das lojas para maior comodidade.
Sim, tem guardadores devidamente uniformizados com as suas flanelinhas de diversas cores.
E tem também o apio da TRANSALVADOR que invariavelmente presencia a tudo de dentro da viatura acionada com o ar condicionado ligado e o agente de trânsito lendo jornal ou batendo papo.


Os idosos tem via quase exclusiva, as vezes tem oferta de bebidas e lanches no passeio mas dá pra desviar.
A cerveja, o refri e a água estão sempre gelados ou quase isso.


E quando não dá pra o pedestre ocupar a calçada é porque aí começam as grande lojas, temos diversas ramos atendidos.


De vestuário a utensílios domésticos, temos de tudo. Quer matar mosca e muriçoca? Quer camiseta sem mangas, bermudas ou calças? Ventilador? Carregador de celular? Relógio? Joais e bijouterias?


Calçados dos mais diversos? Tem também, sandálias, tênis, japonesas, tem de tudo!


A praça de alimentação também é bastante diversa, de sanduba a cachorro quente, tem de tudo também.


Caiu uma chuva, não se aperte não, sobrinhas e guardas-chuvas coloridos estão à disposição.


Serviços de conserto e reposição de peças também tem de montão, olha aí, quebrou o copo do liquidificador, escolhe e leva.


Serviços para escritórios e empresas diversas também tem de montão.


E, numa das melhores localizações, loja âncora, temos a tradição do caldo de cana, copos pequeno, médio e grande, a depender de sua sede. Bebe que é bom!!! 


Aqui só não funciona o programa da nota fiscal cidadã, aqui é tudo na confiança, tudo na moral, sem a desordem causada pelo administrador público.
A copa vem aí, e com ela investimentos...vamos esperar pra ver, melhorias para os shoppings a céu aberto podem ser previstas, são diversos em Salvador - BA, se multiplicam com uma velocidade espantosa, com todo cuidado, organização e com uma preocupação com as tecnologias limpas que impressiona.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Economia Solidária


Na esquina da Rua Alvares Cabrau com a Rua Conde D'eu fica o Centro "Público" de Economia Solidária, CESOL. 


O Centro é Público mas desconhece as regras básicas que regem o relacionamento da instituição com o Público, principalmente aquele que trafega pelos passeios e calçadas da cidade.

Pra colocar piquete no passeio, daqueles que impedem carros de subir onde não deveria, é necessário licença da Transalvador.
Pra fazer reforma é necessário alvará na SUCOM.
Duvido que haja um ou outro nesse caso.


É obrigação do dono do imóvel cuidar do passeio ou da calçada pública para que o público possa nela trafegar com segurança pois o passeio é público, foi feito para uso dos pedestres.


Não é permitido ao dono do imóvel cercar o passeio impedindo o trânsito das pessoas em segurança pelas calçadas mas como nessa cidade é tudo uma bagunça então...
Até já entrei pra comprar aí já que almoço sempre logo em frente mas nunca mais entro. Se não podemos andar na calçada imagina como deve estar o tratamento la dentro.

Trânsito em Salvador

Ultimamente tenho sido cliente do serviço público de transporte e tem dado pra observar melhor o trânsito na cidade de Salvador.
Tem cada barbaridade inacreditável:  é carro estacionado em cima de passeio com cartela de estacionamento emitida como se passeio fosse zona azul como esses aí em baixo na Ladeira da Montanha


Carro estacionado em cime de faixa de pedestre como esse ai na calçada.


Em cima do passeio, no Comércio, é coisa normal. Raros são os passeios que não tem carros estacionados numa parceria entre os franelinhas e os responsáveis pela zona azul.


Carro estacionado em cima de passeio com as quatro rodas em rua mão e contramão e o próprio carro também em sentido errado.


Pedestres tentando se suicidar em diversas avenidas e ruas da cidade ao invés de esperarem 60 ou 90 segundos para atravessarem no lugar certo.


Motoristas de ônibus fazendo fila dupla, tripla e, se tiver quarta faixa, faz fila quádrupla. O passageiro? O passageiro que se exploda!


Faixa de pedestre ninguém respeita, e você que pare para receber buzinadas no ouvido. E os motoqueiros, como esse na ladeira de São Bento, subindo na contramão.


Eu vejo tudo isso, só não vejo agente de trânsito fazendo o que eu estou fazendo e multando, coisas que eles deveriam fazer

terça-feira, 26 de abril de 2011

Trânsito em Salvador


Trânsito em Salvador, Av. ACM, 11:45, quinta feita, primeiro dia do feriado de Semana Santa. 


À frente e ao retrovisor raríssimos carros pelas ruas, quem dera fosse assim todos os dias. 
Segunda feira voltamos ao normal, média de velocidade de 14km/h e eu, mais novo usuário de transporte coletivo, carro em casa ou com a patroa. Dirigir, de preferência, nos finais de semana ou durante a noite.

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Buraco e o Lixo

O lixo espalhado na cidade mas é tanto lixo que não adianta nada o gari ficar fazendo montinhos e o caminhão não vir recolher - na Calçada. Os montes vão se juntando e formando um montão de lixo. Não estou falando das ruas, estou falando da gestão.

E o buraco ganhou placa de batismo e dedicatória ao prefeito, la na  Rua Guilherme Marback, Bonfim, pouco depois do Colégio Análise.

Igreja do Bonfim

Colorido da Igreja do Bonfim mas, pela sua importância, merece um pouco mais de cuidados e manutenção.

A sala principal está bem conservada mas o entorno tá precisando de cuidados.

Boa vista do subúrbio de cima da Colina Sagrada

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Confusão da Porra

Vem a Prefeitura de lá, no Diário Oficial do Município - DOM,  e diz que a sede do Bahia vai virar parque olímpico cheio disso e daquilo.

 
Logo depois vem o jornal Correrio da Bahia e diz que o espaço vai ser leiloado, e Samuel Celestino solta a seguinte nota:

ANUNCIADA COMO PARQUE, SEDE DO BAHIA é LEILOADA

Torcida tricolor já protestou contra a venda do imóvel

Apesar de ter sido anunciada pelo prefeito João Henrique (PP) na última sexta-feira (8) como futuro complexo olímpico, a antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia, na Boca do Rio, será colocada em pregão eletrônico na próxima sexta (12), por meio do site nordesteleiloes.com.br, onde está disponível o edital. O lance mínimo para adquirir o terreno de 65.572 m², localizado à beira mar, é de R$ 3.177.632,28. O Bahia Notícias entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) para pedir explicações sobre o aparente choque de informações, mas ainda não obteve resposta. A prefeitura negociava a área com a direção do clube, para adquirí-la através da desapropriação com pagamento em Transcons (o polêmico Direito de Construir, suspenso outrora por suspeita de irregularidade em sua comercialização), mas, ao que parece, o plano foi rebaixado até segunda ordem.

Daí vem a SECOM do município e diz, segundo site da Radio Metropole:

Sede do Bahia não será leiloada
Que confusão. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Salvador informa que está mantida a informação de que a sede de praia do Esporte Clube Bahiavai ser transformada em um Parque Olímpico à beira mar. Isso desfaz a notícia de que a “Sede do Bahia vai a leilão”. Ainda segundo a Ascom municipal, no próximo dia 21 será assinada a escritura do local em nome da Prefeitura. A dívida do clube de IPTU levou o local a entrar, automaticamente, no sistema da Dívida Ativa para leilão, que será cancelado.


Vamos esperar como vai acabar isso! Sendo mais claro, como vai acabar a questão do leilão porque, com relação ao parque olímpico, dificilmente chegará ao fim.

E a foto do Iphone? Vou editar esse posto e colocar a foto em breve!!!

Fonte Nova

A obra deve estar tão atrasada que por várias vezes o placar deixa de funcionar. Deveria ser assim: "Faltam XXXX dias para a obra terminar"

Mas as máquinas continuam trabalhando e de cima já dá pra ver alguma coisa.
 
Registros feitos a partir da famosa Ladeira do Pepino onde morei por bom tempo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Carrinho tipo de supermercado, abandonado na Av. Vasco da Gama, em frente ao ponto de ônibus, na altura da J. Mosueto. Abandonado igual à cidade de Salvador, entregue à bagunça.

Pneus e Buracos

São tantos os buracos nessa cidade que quem vive de oficinas, burracharias e afins está ficando rico às nossas custas e com total apoio da Prefeitura de Salvador, estimulando a geração de emprego e renda em função do prejuízo de quem tem automóveis.
E os trabalhos na Fonte Nova continuam, pra mim a passos lentos mas como sou leigo no assunto...

Ao menos até a noitinha estão trabalhando e apareceram umas gruas.

Estão fincando as fundações e de lá da Ladeira do Pepino já deve dar pra ver algo melhor.

Vou lá pra tirar fotos de cima pra ver como andam as coisas.

Ainda bem que puseram essa lona ai na ladeira de barro pois com a chuva vem tudo abaixo e vai direto pra pista.
Rio Vermelho, mercado do peixe, mar revolto a noite, a maré de março, deixou de ser de março, agora está chegando em Abril. As lentes do iphone não ajudam muito na captação de imagens à noite.

O mundo vai se transformando e até na Pituba, onde vivo a  25 anos, o mar esta batendo na balastrauda na saída da Av. Rio Grande do Sul para a orla. Mais próximo a Amaralina isso aconteceia algumas vezes mas nesse ponto pra mim é inédito.

Dique do Tororó

Gansos passeando no Dique, as crianças gostam e o ambiente fica mais bonito de longe mas de perto também

E por falar em longe, as imagens ao redor e dentro do Dique precisam de conservação periódica pra que fiquem bonitas tanto de longe quanto de perto.


Dia desses tinha até arbusto saindo de uma delas, felizmente deram um trato e estão com melhor aparência.